HOME ENSINO

ENSINO

Conheça a nossa Missão...

APRESENTAÇÃO

O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, inspirado em Dom Bosco, fundador da obra salesiana, procura desenvolver seu trabalho educacional tendo como base o Sistema Preventivo. Esse sistema apresenta três grandes pilares que norteiam toda a educação salesiana. São eles: 

Razão
Como todo colégio, temos por meta ter um trabalho pedagógico de primeira linha em que os alunos são incentivados a estudar não apenas para obter resultados, mas para desenvolver toda a capacidade intelectual que apresentam. O jovem atual tem muitas outras influências e motivações que não estudo. O que é natural nessa fase da vida. Buscar novos desafios, novas atividades, convivência social e tantas outras variáveis ajudam o jovem a amadurecer e tornar-se um adulto criativo e responsável. A capacidade intelectual, o trabalho com raciocínio lógico, tornar o aluno um protagonista do seu próprio conhecimento são desafios diários para todos nós educadores. Os recursos que a atualidade apresenta podem ser grandes colaboradores desse trabalho.

Religião
Independente do credo, a relação que devemos incentivar com o transcendente é fundamental para os princípios e valores da nossa vida. Somos colaboradores para o crescimento humano e cristão. Dessa forma, também contribuímos para uma sociedade mais justa e fraterna e para a formação de homens e mulheres preocupados com o outro e o bem coletivo.

Somos um colégio católico, temos alunos de outros credos, porém alguns valores como respeito, dignidade e valorização do outro são básicos para a formação do jovem hoje. Naturalmente o apoio e exemplo da família são imprescindíveis. A educação formal hoje precisa ter critérios comuns – família e escola.

Amorevolezza
Palavra sem tradução, mas que se aproxima de – carinho – afeto.

Dom Bosco sempre valorizou a acolhida, a forma de tratar. Dizia que o jovem não pode apenas ser amado, precisa se sentir amado. 

Quem de nós não gosta de ser amado? Na relação educador – educando isso é fundamental. A relação de confiança estabelecida permite um vínculo que deixa marcas positivas para toda a vida. Esse desafio forma jovens seguros e amados, que certamente reproduzirão na sociedade em que vivem esse amor educativo.

Razão, Religião e Amorevolezza – Formam um tripé fundamental para a proposta salesiana de educação. Dessa forma, sempre seremos como a letra da música “Somos Dom Bosco que caminha…” e como Dom Bosco, continuaremos a caminhar com os jovens e para os jovens. Essa é a nossa grande certeza!

Educando e evangelizando a juventude!

EDUCAÇÃO INFANTIL

Em nossa educação salesiana favorecemos os espaços de encontro e desenvolvimento integral dos alunos, desde os anos iniciais da educação infantil. Um dos nossos grandes objetivos é dar espaço para a criança construir seu conhecimento favorecendo e respeitando seu questionamento, não esquecendo que ela precisa de limites para sentir-se segura e protegida acertando ou errando e, que deve ser o agente de sua aprendizagem. Desenvolver a capacidade de utilizar signos estruturando-se na evolução da função simbólica (brincadeira simbólica, desenho, sistema alfabético e numérico). A Educação Infantil é um período de descobertas, alegria, convivência e preparação para os próximos anos escolares.



MAIS DETALHES

Educar, assistir e recrear a criança na faixa etária de três a cinco anos de idade, na busca de seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, intelectual, emocional e social. Proporcionar atividad

ENSINO FUNDAMENTAL I e II

O Ensino Fundamental é um tempo de introdução e ao mesmo tempo acompanhamento sistemático das disciplinas básicas do currículo escolar. Nesta faixa etária, os adolescentes apresentam um pensamento mais elaborado, na medida em que já conseguem estabelecer hipóteses e relações ainda mais sofisticadas entre as aprendizagens e experiências realizadas na escola e no meio em que vivem. A capacidade de processar informações e formular questões aumenta, assim como a possibilidade de chegar a conclusões a partir de suas vivências e análises. Aqui também favorecemos espaços de encontro e convivência que podem ser muito bem utilizados pelos estudantes.



MAIS DETALHES

O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. Compreensão do ambiente natural e social, do sistema polí

ENSINO MÉDIO

Mais do que preparar para o vestibular e para a universidade – função explícita de toda escola – nosso objetivo também é preparar o ser humano como um todo, especialmente focando a questão dos valores. Nosso ensino médio caracteriza-se por um ideal de valorização desta importante etapa no processo de escolarização dos alunos, buscando garantir uma formação geral e humanista que os auxilie na ampliação da compreensão quanto à sua dimensão existencial, consciência social e horizontes culturais, de acordo com o estabelecido na proposta educacional da Escola.



MAIS DETALHES

A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterio