INSA-Oratório
HOME Proposta Educativa

Proposta Educativa

PÁGINA 3 TEXTO

APRESENTAÇÃO

PROPOSTA EDUCATIVA
O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora propõe uma educação humana integral, realizada por uma ação educativa capaz de contribuir, valiosamente, para a formação crítica, ética, social e política do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.
O educando é protagonista de sua própria formação. Nessa proposta educativa, a educação deve promover sua autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.
Vivemos e atua com base nos três alicerces da pedagogia de Dom Bosco: razão, religião e afeto; com o objetivo de criar um ambiente educativo em que todos são educadores e vivem essa missão em clima de corres- ponsabilidade e mútua colaboração.
 
NOSSA MISSÃO
"Educar e evangelizar os jovens, vivendo o sistema preventivo de Dom Bosco."
 
NOSSA VISÃO E VALORES
“Ser uma escola de referência na sociedade pela sua excelência na construção do conhecimento e na formação humana e cristã.”

São valores fundamentais do Colégio:

ÉTICA: compromisso com os valores autenticamente humanos e evangélicos, respeito às diferenças, construção da cidadania e transparência nas atitudes.
ESPÍRITO SALESIANO: uma espiritualidade que se caracteriza pela confiança em Deus, seguimento de Jesus, pela abertura ao Espírito, pela presença de Maria, pelo amor à Igreja, pela fidelidade dinâmica à herança de Dom Bosco.
COMPETÊNCIA: capacidade responsável de exercer significativamente a missão, com criatividade empreendedora e dinâmica participativa.
ESPÍRITO SOLIDÁRIO: Postura de vida que se caracteriza pela compaixão, pela dedicação à juventude, pelo espírito missionário, pela sensibilidade e pelo compromisso com as urgências da realidade.
TRABALHO EM COMUM: Dedicação generosa e incansável à missão educativa fortalecendo as novas formas de articulação e gestão: organização em redes de ação, equipes e consolidação de parcerias.

Assim sendo, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora tem como proposta ser uma Comunidade Educativa, em que educadores, alunos, pais e todos os demais colaboradores envolvidos na Prática Educacional sejam capazes de contribuir para a transformação da sociedade ao relacionarem-se entre si e com o ambiente onde vivem.
 
PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA EDUCATIVA
O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora desenvolve o que existe de melhor para uma educação necessária aos tempos atuais com vista à preparação de crianças e jovens para o futuro, tendo como base uma tradição sólida aliada à versatilidade e ao dinamismo das exigências da modernidade.

Atenta aos avanços socioeducacionais e tecnológicos do mundo globalizado, a escola desenvolveu uma Metodologia que une o Carisma Salesiano com as novas tendências e concepções pedagógicas.

Considerando o Método Pedagógico de Dom Bosco, santo ita- liano que viveu no século XIX e atuou como educador de crianças e jovens, a Pedagogia da Presença se caracteriza como uma concepção de ensino adequada e atualizada.

Centrada na Metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, a Proposta Pedagógica Salesiana expressa-se em três dimensões:

RAZÃO: a compreensão da vida, de si, do outro e do mundo;
RELIGIÃO: o sentido da vida e a busca por Deus;
AFETO: o amor que desperta a alegria de viver.

Esse método tem como objetivo formar bons cristãos e honestos cidadãos, sob o prisma da reciprocidade. O Projeto Pedagógico é concebido de forma a permitir uma visão global de nossos alunos, respeitando sua individualidade. Abrange o desenvolvimento intelectual, psicossocial, afetivo-emocional, físico-motor e de valores.

Os conteúdos, ministrados de forma interdisciplinar e transversal, contribuem para o desenvolvimento das competências humanas necessárias para a formação do cidadão crítico e responsável, tendo em vista os conteúdos básicos da UNESCO: saber, saber fazer, saber conviver e saber ser.

REDE SALESIANA DE ESCOLAS (RSE) E O MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

Construir o futuro é abrir portas, é descobrir possibilidades, achar novos caminhos para a formação e educação dos jovens, porque o mundo mudou, a educação mudou. Nós precisamos estar prontos para essas mudanças. Tudo em tempo real e de forma interativa e dinâmica. Por isso a Rede Salesiana de Escolas desenvolveu seu projeto digital que atende às demandas da educação atual. Nesse material, o aluno encontra situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização do conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas.

Pioneirismo, sustentabilidade e ineditismo formam a base do material didático digital do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora.

 

 

“Ganhai o coração dos jovens por meio do amor” Dom Bosco

Nossa Escola

Inspiradas pelo sonho de Dom Bosco e comprometidas com o Carisma Salesiano, as escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – INSA -atentas aos sinais dos tempos, às necessidades formativas contemporâneas e às vozes e apelos das crianças, adolescentes e jovens com os quais compartilham vida e missão – comprometem- -se com “uma educação eficaz que apoia- se inteiramente na razão, na religião e na amorevolezza” (Dom Bosco).

Neste sentido reiteram e potencializam, em sua práxis educativa, a relação entre Razão e Religião, bem como a formação cívica, moral e científica dos estudantes, de excelência, de modo a formá-los como sujeitos que atuam na sociedade a partir de valores cristãos e de uma visão crítico-reflexiva acerca das realidades humanas, científicas, sociais, naturais e tecnológicas.

 



MAIS DETALHES

Escolas Salesianas

Seguindo o Sistema Preventivo de Dom Bosco

Escolas Inovadoras

Respondem aos desafios da educação do séc. XXI

Escolas em rede

Fazem parte da maior rede de escolas católicas da América: a RSB- Escolas