Palavra do Diretor

|
Palavra do Diretor

1. Uma escola que Ensina:

Ensina a assumir e vivenciar valores construtivos através do Sistema Preventivo de São João Bosco. Individual e socialmente, todo professor colabora com um espaço irrestrito, como uma pedra na construção dinâmica do “mosaico” sensorial-intelectual-emocional-ético de cada aluno. Esse vai valorizando continuamente seu quadro referencial de valores, ideias, atitudes, tendo por base alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal. Um bom educador faz a diferença quando ele busca o conhecimento, a verdade e alcança a sabedoria.

2. Uma escola Comprometida:

Uma educação comprometida é aquela que propicia aos seus alunos o desenvolvimento e autoformação, disponibiliza e oportuniza o papel de construção de sua própria história, de sua autonomia de negociar e tomar decisões em defesa de seus direitos e de sua coletividade, pois é a partir da autonomia que se conquista e exerce sua plena cidadania. É importante frisarmos aqui que a autonomia não é algo que se transmite ao aluno, mas que se constrói e conquista conforme sua vivência. Cada um constrói sua autonomia de acordo com as várias decisões tomadas ao decorrer de seu dia e de sua vida. A autonomia ajuda o homem a se tornar um cidadão crítico, libertar-se do comodismo, da passividade, da omissão e da indecisão.

3. Uma escola atualizada e criativa:

No momento atual, é imprescindível que a educação caminhe no sentido do conhecimento compartilhado, com liberdade para se expressar e se comunicar, aqui encontramos espaço para o diálogo e a aprendizagem criativa do fazer-se reinventar-se com o apoio da Direção, que motiva, acompanha e partilha.

4. Uso assertivo da Tecnologia:

Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. O uso correto da lousa digital é tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita que facilita e muito a aprendizagem. É imprescindível que a educação caminhe no sentido do conhecimento compartilhado, com liberdade para se expressar e se comunicar através de metodologias ativas e colaborativas.

5. Cooperatividade e dedicação:

Enfim, para que todo esse leque de oportunidades aconteça, seja vivenciado é preciso que professor e aluno caminhem juntos, trabalhem num mesmo ritmo de cooperatividade, principalmente falem a mesma língua que é a da era da informação, pois somente trabalhando os conteúdos de cada fase será possível um aprendizado de forma gratificante e com resultados positivos para ambos os envolvidos no ensino-aprendizagem.

6. A RSB-Escolas:

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) é uma das maiores redes católicas de educação das Américas, reunindo 106 escolas com cerca de 5 mil educadores e 80 mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A RSB-Escolas tem como diferencial um projeto educativo-pastoral cuja finalidade é formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, que capacitados nas diversas áreas de conhecimento, colaborem para o desenvolvimento da cidadania global, por meio do humanismo solidário e do compromisso com a ecologia integral

7. Material Didático Digital da RSB:

Desde o início da RSB todo material didático é revisto, reformulado e adaptado. As plataformas adaptativas, os objetos digitais e os livros interativos democratizaram e facilitaram os processos de aprendizagem, ampliando e incentivando a pesquisa e o conhecimento. Mais do que nunca a escola tornou-se o ambiente no qual TODOS aprendem. O ensino híbrido foi uma necessidade urgente de darmos continuidade aos processos on-line, principalmente nesta era do NOVO NORMAL.

Texto: Pe. Reinaldo Barbosa de Oliveira – Diretor Geral | Colégio INSA-Oratório | Cruzeiro/SP

Olá, bem-vindo ao atendimento do INSA-Oratório! Preencha aqui seus dados e fale conosco.