INSA-Oratório
HOME Institucional

Institucional

PÁGINA 1 TEXTO

SOBRE NÓS

     Seguindo os passos de Dom Bosco, o Padre Vigínio Battezzati iniciou em 1919, o Oratório Festivo de Cruzeiro. O objetivo de ajudar o jovem a descobrir sua própria vocação religiosa cristã como um relacionamento de pai para filho. Depois do lançamento da pedra fundamental, os salesianos, então sediados no Colégio São Manoel em Lavrinhas, construíram uma pequena capela, tendo ao lado campos de futebol para as crianças. Logo depois começava a construção da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que só foi inaugurada em 1929. Desde então, muitos jovens são atraídos para esta casa de Dom Bosco.
     Com o passar dos anos, houve a necessidade da criação de uma escola para as crianças. Em 1961, o Padre Maurílio Barbosa Tomanick fundou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira escola católica de Cruzeiro, para alunos da primeira a quinta série do então curso primário, que começou a funcionar no ano de 1962; e o curso ginasial, que começou em 1965. A pré-escola foi criada em 1973 pelo Padre Gentil Stringari e, no mesmo ano, o Instituto passou a receber também as meninas. O curso colegial começou a funcionar em 1987 e, mais tarde, em 1999 o Dom Bosquinho é inaugurado.
     No ano de 2019 os salesianos completam 100 anos de presença na cidade de Cruzeiro.

“Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida” Dom Bosco

Sede Inspetorial


Nossa Missão, Visão e Valores


MISSÃO

"Educar e evangelizar os jovens, vivendo o sistema preventivo de Dom Bosco."

VISÃO

“Ser uma escola de referência na sociedade pela sua excelência na construção do conhecimento e na formação humana e cristã.”

VALORES

"Ética, Espírito Salesiano, Competência, Espírito Solidário, Trabalho em Comum."


Pastoral Juvenil Salesiana

É a expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).

Atuação

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos Nesse percurso formativo, a espiritualidade salesiana, expressão concreta da caridade pastoral de Dom Bosco, constitui um elemento fundamental da ação pastoral juvenil salesiana, sendo também o seu critério de orientação num panorama amplo que abrange a formação dos jovens, os centros juvenis, o voluntariado, o desporto, a animação missionária e as vocações.”

Nossas Atividades

A Pastoral Juvenil Salesiana realiza ações como:

  • Formação de crianças, adolescentes e jovens;
  • Formação de Educadores;
  • Acompanhamento dos grupos da Articulação da Juventude Salesiana;
  • Animação do carisma salesiano nas unidades educativas;
  • Desenvolve programas, projetos e processos na linha da evangelização, protagonismo juvenil e inserção na sociedade e na Igreja.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(12) 3144-1811


ENDEREÇO

Rua. Dom Bosco, 956 - Centro - Cruzeiro - SP, 12701-260


EMAIL

insa@insa.com.br